O Google liberou para todos os usuários o novo visual do Blogger, alguns minutos depois de termos postado aqui no Inside Block que o mesmo estava disponível apenas no Blogger in Draft, a nova interface revelou algumas mudanças que atinge diretamente a página inicial do painel.

Novo visual do Blogger

O novo modelo revela ser mais inteligente, as mudanças são mais visuais, enquanto algumas configurações mudaram de posições, outras continuam exatamente onde já estavam, duas modificações que foram feitas e todos percebem logo de cara ao acessar o painel, é que os blogs não ficam mais em formato de lista, e a barra de cabeçalho agora fica na mesma altura que a logo do Blogger.

Página inicial e painel do Blogger

O Blogger não teve uma mudança apenas no painel de configurações, ele também teve mudanças na página inicial de acesso, com imagens e textos chamativos, que facilitam a identificação do trata o projeto para novos usuários.

Barra de cabeçalho

Com a nova barra de cabeçalho, ficou mais fácil identificar onde estamos ao navegar nas configurações do blog, a mesma agora fica fixa no topo da página e não muda até que se clique em outro menu de configurações.

Cores e botões

A maneira pela qual cores e botões completam o novo modelo é mesmo incrível, porém o Blogger não conseguiu agradar todos os usuários, enfim gosto não se discute, certo? O Blogger optou por colocar uma cor mais clara que a versão anterior nos links de configurações e edições, os botões do menu da lateral esquerda ficaram maiores e mais fácil de serem clicados, com direito a uma barra de rolagem separado das configurações.

Logo ao fazer login no painel, o Blogger vai te levar para as postagem mais recentes, sempre para o último blog que você usou para fazer uma publicação. No canto superior esquerdo abaixo da logo Blogger, fica o nome do blog que você está atualmente, caso você tenha mais de um, basta que clique sobre o nome do mesmo e selecione o desejado. Veja que a opção de seleção é um menu dropdown, o mesmo mostra todos os blogs que você tiver toda vez que é clicado, até mesmo os blogs que já foram excluídos e que ainda podem ser revertidos da exclusão.

Configurações do usuário

Antes as configurações do usuário ficavam na página inicial no painel do Blogger, no canto superior direito, escondida no ícone de roda dentada; agora ela mudou de posição. Para localizar basta acessar Configurações\Configurações de usuários, todas as mudanças que você aplicar aqui, também serão aplicadas em todos os blogs (caso tenha mais de um).

Blogs excluídos

A maneira de como vemos os blogs excluídos também mudou, para conferir a mudança clique sobre o nome do blog atual, localizado no canto superior esquerdo abaixo da logo Blogger, selecione um dos blogs da seção “Blogs excluídos”, veja que as opções disponíveis são: “excluir permanentemente” e “desfazer exclusão”.

Detalhe: Os blogs “excluídos permanentemente” não aparecerão na lista de blogs e os mesmos não poderão ser recuperados.

Lista de leitura

Antes a lista de leitura ficava junto a lista de blogs, agora ela fica em uma página individual, onde se encontra o blog oficial do Blogger e os blogs que seguimos. A mesma pode ser facilmente acessada ao clicar no link “Lista de leitura”, localizado no canto inferior esquerdo.

Em uma publicação feita no blog oficial do Blogger, Guy Ronen, Gerente de Produto, fala sobre fazer alguns ajustes ao longo tempo e promete que mais novidades estão por vir. Apesar dessa nova versão estar bem recente, muitos usuários já deram seu feedback no blog oficial, confira você também e deixe um comentário.

Informe um elogio, reclamação, erro ou denúcia!

#Tags: dicas blogger misc

#compartilhe

Ediano Silva Santos

Fundador do Inside Block; Administrador Geral; Desenvolvedor Web e Criador de Conteúdos.

Geek por tecnologia; Criador dos projetos multicamada.com, insideblock.com e desenvolvedor de Front-End.

Luciana Fabiano

Bacharel em Gestão Ambiental; Técnica em Informática para Internet.

Como integrante da equipe do Inside Block defende um espaço digital com o objetivo de promover a inclusão social digital.