É quase impossível viver sem tecnologia hoje, ainda mais sem um smartphone, entretanto, somente com os seus recursos e configurações padrões de fábrica, os smartphones em si não ajudam muito, além das ligações e envio ou recebimento de sms.

Os smartphones podem nos ajudar a lembrar de determinadas obrigações que acabamos esquecendo no decorrer do dia a dia: podemos fazer pagamentos e transferências online, fazer o controle de gastos de nossas contas bancárias, traduzir palavras e frases completas, escanear e enviar documentos por e-mail, entre outras utilidades. Mas para fazer tudo isso e um pouco mais, você precisa instalar APPs em seu dispositivo e aplicar algumas configurações para que tudo funcione como o esperado.

Nós do Inside Block, criamos uma lista de APPs muito eficientes, que podem aumentar a produção do usuário em qualquer lugar, mesmo que seja em casa ou no trabalho; e por fim vamos indicar dois jogos que melhoram o desempenho mental e ajudam a aprender outros idiomas.

Google Keep

O Google Keep é um APP que serve como bloco de anotações, com ele você pode criar listas de tarefas, lembretes, adicionar imagens, criar desenhos. O serviço conta com suporte para arquivamento de notas e lixeira.

Ao criar qualquer tipo de anotação no APP, ele sincroniza automaticamente com sua conta Google (quando conectado à internet), além da sincronização, você pode adicionar colaboradores a uma determinada anotação, assim, tanto você quanto o colaborar podem executar tarefas diferentes de uma única lista. O Google Keep está disponível nas versões mobile Android, iOS e para versão Web.

GuiaBolso

O GuiaBolso é um app de controle de gastos e lucros, com ele é possível gerar relatórios de tudo o que acontece em sua conta bancária como o limite do cartão de crédito, o quanto você usou no débito, transferências, saques, aplicações na poupança, entre outros. Uma ou mais contas bancárias podem ser adicionadas dentro do app de duas maneiras:

Muitos usuários têm receio em informar a senha do “Internet Banking” para outras pessoas ou serviços, como no caso de usar a “conta automática”, neste caso os criadores garantem a segurança de suas informações como senha do cartão, transações indevidas e outros, pois para realizar uma transação, além da senha do “Internet Banking”, é necessário um segundo código que só você tem acesso. O GuiaBolso está disponível na versão web e mobile para Android e iOS.

Google Agenda

A agenda do Google é uma ferramenta muito eficiente, ela proporciona uma boa produtividade e interação diretamente com o usuário, com ela é possível fazer agendamentos de tarefas, reuniões, entre outros, sem a necessidade de usar papel ou caneta.

A ferramenta conta com sincronização de eventos rotativos, como no caso de datas comemorativas que se repetem todo ano, as notificações podem chegar diretamente no seu número de celular (necessário fazer a configuração), por e-mail ou diretamente no app.

Todas as atualizações que você fizer na ferramenta, vão se aplicar a todos os dispositivos conectados com a sua conta do Google, o sistema de sincronização é automático, e uma vez sincronizado as notificações podem funcionar offline. O Google Agenda está disponível na versão web e mobile para Android e iOS.

Office Lens

O Office Lens é um app gratuito criado pela Microsoft. A principal função dele é escanear documento com a câmera do celular, após escaneado você pode enviar o arquivo diretamente para o OneDrive, desde que uma conta Microsoft esteja conectada ao app, ou se preferir, você pode deixar o arquivo salvo em seu dispositivo.

Ao realizar alguns testes com o app, escaneando vários tipos de documentos diferentes, chegamos a conclusão de que a qualidade do scanner é muito melhor que a de alguns apps pagos; e a qualidade da montagem do scanner é ótima, devido aos algoritmos de renderização aprimorados da fabricante. O Office Lens está disponível apenas para as versões mobile Android, iOS e Windows Mobile.

Google Tradutor

O Google Tradutor pode ser um verdadeiro quebra galho nas horas dos apuros ao ler uma placa, palavra ou frase em outro idioma. O app tem a capacidade de traduzir fotos instantâneas, ou fotos salvas no armazenamento interno do dispositivo; você pode ainda falar uma palavra ou frase e pedir a tradução em texto ou em áudio para outro idioma.

Com a versão web do Google Tradutor é possível traduzir documentos como PDF e outros com centenas de páginas. Além dessa possibilidade, a ferramenta conta com suporte para fazer a tradução de sites, para usar esta função basta colocar a URL do site dentro do local indicado e clicar sobre o mesmo.

Com a versão web, você também pode criar webget para incorporar a uma página web, para que os usuários possam traduzir as informações sem sair do site oficial. Dependendo da geolocalização de acesso a ferramenta de tradução irá identificar o idioma do usuário e traduzir a página automaticamente, sem que ele perceba ou precise realizar alguma tarefa, como selecionar o idioma desejado. O Google Tradutor está disponível na versão web e mobile para Android e iOS.

Apps de localização (GPS)

Parar as pessoas que gostam de viajar, talvez os apps abaixo não sejam novidade, porém, mesmo assim eles entraram para lista dos app de localização mais eficientes.

Google Maps: O Google Maps hoje é o serviço mais indicado para encontrar localizações e pontos de referência espalhados pelo mundo, o app funciona na maioria das vezes no modo online, entretanto ele vem recebendo atualizações constantes de algumas cidades e regiões, para que o usuário possa usá-lo no modo offline. Os usuários também podem informar novos locais ou atualizar um endereço pelo próprio app, enviando fotos e coordenadas através da conta Google. O Google Maps está disponível na versão web e mobile para Android e iOS.

Sygic: O Sygic é um app que funciona 100% offline, o mapa é alimentado pelo tomtom, antes de começar a usar o app, você tem fazer o download dos mapas dos países para ao qual deseja viajar. O app tem duas versões “Free e Premium”, com a versão free você usa as funções básicas, já com a versão premium, você pode usar todos os recursos disponíveis dentro do app, como sinalização de radares, indicações de limite de velocidade, head-up Display (HUD) - projeta a navegação por GPS em seu para-brisa, entre outros. O Sygic está disponível apenas para as versões mobile Android e iOS.

Games educacionais

Hoje existem várias formas de se aprender algo:

Memrise: Memrise ganhou o título de melhor app do ano para se aprender outros idiomas, o título foi entregue pelo Google com base em análises do Google Play. Segundo a declaração do Google o app fez inovações onde qualquer pessoa tem a capacidade de aprender outro idioma sem estar em sala de aula. O Memrise está disponível na versão web e mobile para Android e iOS.

NeuroNation: NeuroNation é um app que ajuda a melhorar o desempenho mental, ele também já ganhou do Google o título de melhor app do ano de 2015.Trata-se de um game muito divertido, onde as principais funções dele são fortalecer a memória, melhorar a concentração e aprimorar o raciocínio lógico. O NeuroNation está disponível apenas na versão mobile para Android e iOS.

Conclusão

Todas os apps listados neste artigo foram testados e são gratuitos, entretanto alguns deles têm algumas ferramentas/opções disponíveis apenas para a versão premium. Independente de algumas dessas ferramentas serem pagas ou não, você pode usufruir muito bem deles, extraindo o máximo de recursos da versão free.

Apesar de existirem outros apps que exercem a mesma função dos que foram listados neste artigo, escolhemos esses pelo fato deles serem desenvolvidos por empresas e organizações mundialmente conhecidas, para que assim possamos ter o máximo de segurança com a nossa privacidade.

Informe um elogio, reclamação, erro ou denúcia!

#Tags: mobile android dicas misc

#compartilhe

Ediano Silva Santos

Fundador do Inside Block; Administrador Geral; Desenvolvedor Web e Criador de Conteúdos.

Geek por tecnologia; Criador dos projetos multicamada.com, insideblock.com e desenvolvedor de Front-End.

Luciana Fabiano

Bacharel em Gestão Ambiental; Técnica em Informática para Internet.

Como integrante da equipe do Inside Block defende um espaço digital com o objetivo de promover a inclusão social digital.