Hoje existe um grande número de blogs espalhados pela internet, cada um com uma identidade diferente, uma forma de chamar a atenção dos leitores, tanto pelo bom conteúdo quanto pelo ótimo modelo que facilita a navegação dos usuários.

Criar um blog não é apenas publicar um artigo ou uma imagem na internet, um blog antes de tudo se inicia na escolha do nicho de mercado, depois parte para a escolha do modelo e por último publicam-se os conteúdos.

Escolher um modelo de acordo com o assunto proposto no blog, nem sempre é fácil, principalmente para os blogueiros iniciantes. Mas o que devemos fazer, por onde devemos iniciar, o que temos que analisar antes de aplicar qualquer template em um blog?

Nicho de mercado

Muitos usuários questionam esta análise, ou pouco se importam com ela, entretanto este é o prato principal, quanto mais você trabalhar com o nicho de mercado, maiores são os resultados de um blog.

Mas onde isso se encaixa quando se trata de escolher um modelo para um blog? Bom, este fato se encaixa em todas as análises, imagine um blog que aborda assuntos sobre tecnologia com um modelo voltado para o público infantil (eu exagerei um pouco fazendo esta análise), porém isso finda acontecendo, a falta de experiência do administrador de um blog pode levar tudo a perder.

A melhor forma de escolher um modelo para o seu blog é estudando o público alvo, procure saber o que cada um dos usuários quer encontrar dentro do blog (ferramenta de navegação), e com isso construa uma base de dados, para criar um layout que de fato ajuda os leitores, facilita a navegação do site e constrói um vínculo entre aparência e usuário.

Layout

O layout de um blog é uma das partes chave mais simples de escolher. Primeiro: você determina onde deve ficar o cabeçalho do blog (logotipo). Segundo: escolhe-se quais os tipos de ferramentas de navegação se quer ter implantado dentro da página, um menu, uma barra de postagens populares ou algo do tipo. Terceiro: escolhe-se um espaço para publicar o conteúdo e demarca-se um rodapé que faz referência ao assunto do blog, referências sobre o autor ou link para as redes sociais.

Para encaixar de forma adequada cada um dos conteúdos do seu blog, você deve seguir uma pequena orientação sobre limite de colunas por página, o recomendado é de no “máximo três colunas por página”, entretanto eu recomendo duas colunas.

Ferramentas de navegação

As ferramentas de navegação são muitos importantes, são elas que vão ajudar o usuário a encontrar determinados conteúdos em seu blog. Cada ferramenta tem a sua função, e são três as que nunca podem faltar em um blog.

Primeira: Caixa de pesquisa - aqui o usuário pode pesquisar palavras ou uma frase dentro do blog para encontrar um artigo em específico.

Segunda: Menu - os menus podem ser usados para adicionar página sobre o blog como contatos, dados sobre o autor, mapa do site, entre outros.

Terceira: Menu de categorias - as categorias simplificam o conteúdo e permitem que o usuário classifique quais assuntos quer ler primeiro.

Plataformas

Hoje é muito fácil encontrar templates gratuitos para as plataformas mais populares, o problema é que você não pode usar qualquer modelo criado por terceiros para instalar em seu blog, alguns desenvolvedores agem de má fé, criam scripts que pode gerar alertas de malware, phishing entre outros. Vendo esta questão, decidi indicar alguns blogs que podem te ajudar a encontrar os melhores templates para as plataformas Blogger e WordPress.

Blogger: Apesar de não existir suporte para esses tipos de modelos no fórum do Blogger, um dos blogs indicado é o Blog do Paulo Guilherme, onde ele lista em um artigo “Os melhores sites para baixar templates para Blogger”.

WordPress: Para os usuários do WordPress o mais recomendado são os templates oficiais da plataforma, apesar de muitos desses modelos serem pagos, também existem centenas de modelos gratuitos. Embora o fórum do Blogger não ofereça suporte a este tipo de modelo, com o WordPress é diferente, o fórum oficial da plataforma tem o compromisso de ajudar você a personalizar o seu blog.

Informe um elogio, reclamação, erro ou denúcia!

#Tags: seo dicas dev

#compartilhe

Ediano Silva Santos

Fundador do Inside Block; Administrador Geral; Desenvolvedor Web e Criador de Conteúdos.

Geek por tecnologia; Criador dos projetos multicamada.com, insideblock.com e desenvolvedor de Front-End.

Luciana Fabiano

Bacharel em Gestão Ambiental; Técnica em Informática para Internet.

Como integrante da equipe do Inside Block defende um espaço digital com o objetivo de promover a inclusão social digital.