Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

Acredito que seja possível criar e manter um blog de qualidade em qualquer uma das plataforma Blogger e WordPress, aplicando técnicas de SEO para otimizar ao máximo as páginas para os motores de busca.

Este artigo foi criado com base e conhecimentos obtido por Marcos Lemos autor do Ferramenta Blog, as técnicas contidas neste artigo funciona diretamente para as plataforma Blogger, entretanto acrescentei algumas informações que também funciona no WordPress e em outras plataformas.

Domínio

O domínio próprio é a coisas mais importante de um blog, um domínio seguido de .blogspot.com ou .wordspress.com, não fica atraente deixa o nome muito extenso para ser lembrar pelos usuários/vistantes, o interessante seria criar um nome matador para o seu blog e com isso originar o domínio.

Layout

Um modelo atraente faz uma grande diferença, manter a página limpar e de fácil navegação, pode garantir uma melhor otimização para motores de busca, já que os mesmo tem algoritmos de escaneamento de página e conteúdo, para garantir que os usuários possam encontrar páginas as pesquisas mais relevante de acordo com o conteúdo que deseja encontrar. Isso também pode fazer com que os visitantes indique seu blog aos amigos ou em redes sociais, posteriormente pode fazer com que ele volte a visitar a página, garantindo ainda mais o sucesso do blog.

Metatags / Descrição

As metatags tem um papel fundamental para os motores de buscas, elas indicam palavras chaves e´a que categoria o seu blog ou conteúdo está relacionado, já as descrições descreve o que é o blog e qual o nicho de mercado que ele atua.

Título do post

O título dos posts são os mais influentes em ranquear o blog para os buscadores, no grande geral os usuários pesquisa por palavras chaves é os buscadores traz as palavras mais relevante ou aproximada do pesquisado, tendo como o primeiro resultados as palavras dentro dos títulos e segundo as palavras das metatags, por isso é muito importante escolher um bom título para o um novo post.

Conteúdo

Garanta a qualidade de seus conteúdos, crie um artigo que fique fácil de ler, sem muita enrolação seja claro e objetivo direto ao posto, cuidado com os erros ortográficos você não precisa ser um expert em português mas pode verificar o artigo ante de ser publicado. O bom artigo agrada leitores e com isso agrada os buscadores, quanto mais qualidade melhores são suas chances de obter sucesso.

Imagem

Otimização de imagem, os buscadores não saber ler imagens, por isso devemos adicionar legendas, existe um ditado “se tem, porque não usa” e vejo muito esses erros, os blogueiros não acabam colocando legendas em imagens, quando se colocar uma legenda os buscadores otimizar a imagem que está lincada para o seu blog, se o resultado não veio de pesquisa direta do título do post ou das metatags elas podem vir das imagens.

Sitemap

O Google, Bing e sua parceira Yahoo tem ferramentas para webmaster para otimizar melhor os blogs, essa ferramentas podem e devem ser usadas, a primeira coisa que devemos fazer é enviar os sitemaps para os buscadores, criar um lista de link dentro de um dessas ferramentas vai alavancar o blog de forma direta, você pode criar e definir novos links para otimização ale de gerenciar entradas de palavras chaves.

Mobile

A navegação para mobile colocar seu blog na frente de outro blog que não é renderizado para dispositivos móveis, ao fazer uma pesquisa pelo smartphone o Google como exemplo traz os primeiros resultados para aquele dispositivo, além de uma página responsiva os buscadores leva em consideração a velocidade em que elas carregam, uma página leve ganha mais espaço na otimização.

Velocidade da página

Uma página leve pode colocar o blog no topo do buscadores, isso porque muitos usuários buscam resultados rápidos, quando a página demora a carregar ele geralmente os a abandonam, aumentando a taxa de rejeição e desclassificando a posição nos buscadores.

Buscador

Seu blog não pode depender apenas do Google o de qualquer outro buscador, busque alternativas como Bing e Yahoo e aumente a posição da página. Tente usar outras ferramentas que ajuda a otimizar e ranquear o blog opções é o que não falta.

Redes sociais

As redes sociais são uma forma de conseguir links ligados ao seu blog como back-links, você pode usar o Twitter e Facebook, todos eles são meios de adquirir posições e aumentar o número de visitantes, já que a maioria das pessoas estão nas redes sociais, elas costumam ler qualquer coisa, agora imagine um conteúdo de qualidade como o que você criar.

Botões de compartilhamento

Os botões de compartilhamento são ótimas alternativas para se conseguir mais visitas e back-links, os próprios visitantes podem prover sua página compartilhando os conteúdos para um amigo ou para um grupo, são eles que vão garantir o sucesso do seu blog, os artigos de qualidade que vai definir se eles vão ou não te ajudar.

Conclusão

O WordsPress é a plataforma mais completa quanto se trata de otimização de site. Mas acredito que o mais importante não é a plataforma e sim as técnicas de SEO, uma boa técnica pode alavancar qualquer blog para o sucesso, conquistando boas posições nos motores de busca e na blogosfera.


#Compartilhe