Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

O Google AdWords é uma ferramenta desenvolvida para empresas que querem anunciar no Google, porém nós blogueiros podemos usufruir muito bem dela, planejando palavras-chave para escolher um nicho de mercado, o nicho é muito importante para definir uma identidade de negócio.

Escolher palavras-chave não resume apenas em escolher um nicho, você pode usá-las para criar um artigo, definir como metas descrição para facilitar o rastreamento dos mecanismos de busca, conquistar boas posições no rank de pesquisa e um número considerável de público alvo.

O AdWords é a ferramenta indicada e a mais completa para esse tipo de serviço, com ela é possível gerar relatório de palavras orgânicas e competitiva no mercado, neste artigo você vai aprender analisar todas as possibilidades para criar um nicho totalmente relevante e com um grande número de público alvo.

Planejamento de palavras-chave

O Planejamento de palavras-chave é uma ferramenta específica que pode ser usado tanto por empresas quanto por blogueiros, esta ferramenta tem a função de encontrar novas palavras chaves, ver dados de volume de pesquisa, planejar orçamento e receber previsões, porém iremos usar apenas a função mais importante e interessante para blogueiros. Siga as informações e confira as análise.

Você pode encontrar esta função facilmente, faça login no Google AdWords, clique em Ferramentas\Planejamento de palavras-chave.

Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria

Nessa opção temos vários campos de preenchimento, porém usaremos apenas a seção “Seu produto ou serviço”, você pode adicionar palavras ou frases nos seguintes exemplos: carro, carro usado, notebook, notebook google.

Idéias de palavras-chave

Quando fazemos uma pesquisa com a seção “Seu produto ou serviço”, o primeiro resultado encontrado é as “Ideias de grupos de anúncios”, esse tipo de grupo não é interessante para criar um nicho de mercado, por isso devemos alterna para “Ideias de palavras-chave”.

Google AdWords - Idéias de palavras chaves
Google AdWords - Idéias de palavras chaves. (Foto: Inside Block)

Se você pesquisar por “carros usados” o AdWords vai elaborar novas ideias de palavras como “carros, carros semi novos, veículos usados” entre outros, todas elas são segmentos de um único exemplo. Observe que no menu lateral esquerdo existem algumas informações que você pode alterá, em “Segmentação” você pode escolher de onde vem esses resultados, como idioma, região e forma de busca, em nosso caso todos os resultados encontrados é do Brasil, idioma português e resultados apenas do Google.

Média de pesquisas mensais

Agora devemos observar os resulta de pesquisa mensais, esses resultados define o nível de popularidade de cada palavra, quanto maior a popularidade maior o público alvo e é isso que procuramos.

Concorrência

Outro ponto importante é a concorrência, a concorrência que falo aqui não é entre você e um outro blogueiro, mas entre empresas, quanto maior a concorrência melhor, isso significa que existem um grande número de empresas com interesses nesse tipo de palavra-chave. O nível de concorrência recomendado é o médio e alto, se você usar uma palavra com esses níveis garanto que o seu site terá grandes resultados se sua ideia for ganhar dinheiro.

Lance sugerido

Enquanto aos lances sugeridos recomendamos que não de importância para esse lado, ele não importa para nós, o importante é criar uma identidade de negócio com conteúdo relevante e os lance não tem nem uma relevância, ele tem apenas disputas de valor entre empresas. Desde que você não seja um anunciante do Google AdWords está tudo certo.

Conclusão

As palavras-chave são as primeiras peças do quebra-cabeça, cada palavra uma nova identidade de negocio, um publico alvo diferente, um novo seguimento. O que elas tem em comum? Um nicho de mercado totalmente relevante e altamente lucrativo.


#Compartilhe