Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

Quando criei o meu primeiro blog, eu não tinha informações o suficientes para gerenciá-lo de forma correta, cometi alguns erros e levei muito tempo para chegar ao nível em que estou.

A blogosfera e uma rede muito grande e competitiva, obter metas sem conhecimentos e informações pode ser um pouco desgastante, por isso estamos aqui, para lhe ajudar a não cometer erros que pode fazer como que você desista antes de começar.

Plataforma

Essa é a decisão mais simples, porém eu escolhia errada eu não iniciei no Blogger ou WordPress, isso mesmo, eu não comecei por eles, no início eu usei uma plataforma para construção de sites empresariais, poucas pessoas sabem que muitos desses sites permite apenas a criação de páginas e não posts. Aqui já fica um dicas, escolha entre Blogger e WordPress elas são as duas plataforma mais completa do mercado blog.

Domínio

Não registrei um domínio próprio, a falta de um domínio *com, pode influenciar em várias coisas, uma delas é a dificuldade dos leitores decorarem o seu endereço na web, outra é a falta de elegância, já pensou um nome fácil e simples tipo “Inside Block” mas com o endereço “example.blogspot.com ou example.wordpres.com”, é realmente não é legal, isso dificulta as coisas e deixa o blog como se fosse amador (sem ofença por favor), mais legal seria apenas insideblock.com, viu simples e fácil.

Nicho de mercado

Um coisa muito importante para os buscadores é o nicho de mercado, eu mesmo nunca tinha me focado em um, nem mesmo escrevia sobre um, meu primeiro blog foi um blog de download, isso mesmo eu disponibiliza download de drivers de placa mãe de computadores, isso nem mesmo é um nicho de mercado, mesmo assim eu competia diretamente com os fabricantes que já disponibiliza os downloads.

Metatags

Nunca tinha usado, as metatgs também são muito importante para os buscadores, são elas que define que tipo de usuários os buscador vai levar para o seu blog, as descrições também são muitos importante a ausência delas desclassifica o posicionamento do blog, onde acaba perdendo a posição para outro.

Posts de qualidade

Criar qualquer post não é legal, e eu fazia muito isso, criava informações desnecessárias com erros ortográficos e tudo mais (eu não fazia por, era a falta de informações), falava sobre dois ou mais assuntos dentro de um único post, acabava fugindo da informação ao qual o título do assunto apresentava jamais cometa esse erro. Título do assunto e conteúdo do mesmo trabalha em conjunto, não adianta você por um título sobre “celular” se vai escrever sobre “computador”.

Otimização dos posts

Isso existe? Sim existe, e eu não fazia nem uma delas. A otimização do post é algo crucial no mundo da blogosfera, fazer marcações com texto em negrito os entre “aspas” para diferenciar um parte do mesmo, é claro que você não vai sair por ai fazendo essas marcações sem necessidade, mas faça como acabamos de fazer. Imagens, criar um texto alternativo para as imagens fortalece a comunicação entre blog e buscado, criar uma legendas para elas ou adicione um título secundários e o suficiente.

Divulgação

Eu quase não trabalhava com divulgação. Mas que tipo de divulgação estou falando, estou falando das redes sociais, elas são fortes aliadas em conseguir visitas e otimizar seu blog com referências de links externos.

Layout

Modelo não otimizado, eu usar muito deles, até que aprendi a criar o meu próprio. Usar o modelo otimizado de fácil navegação e responsivo para dispositivos móveis, aumenta consideravelmente o ranking das página e o posicionamento para os motores de busca.

Eu nem sabia funcionava isso, mas com algumas pesquisas acabei descobrindo, criar uma estratégia de divulgar um outro post é ótimo, além de manter seus leitores por mais tempo dentro do blog os buscadores entendem como indicações, quanto mais links de um post para o outros melhor, mas fique atento, você não pode colocar vários link sem sentido - Veja o exemplo, se você está escrevendo sobre blogs e chegou no assunto sobre domínios próprios, se você tiver um outro post que fala sobre domínio, você pode adicionar o link junto a palavra sem interromper a leitura do leitor.

Organização

Falta de organização, essa pega todo mundo inclusive eu, eu não era organizado, não tinha noção sobre o que escrever ou quando escrever, planejar e se organizar para fazer postagens é uma ótima maneira de manter a qualidade do blog, seus leitores também ficam organizados e sempre vão sabe quando você vai fazer um novo post, os buscadores também gostam de organização, então se organize, planeje antes de fazer qualquer post.

Entretanto você pode fazer tudo diferentes, eu cometi esses erros, e você sabe que eles são fatais que dificulta o nosso sucesso, saber que tem que fazer é não fazer pode ser um atraso uma regressão dos objetivos concluído, fique atento as novidades, se você gostou compartilhe com seus amigos.


#Compartilhe