Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

Este tipo de erro é muito comum de aparecer no Windows, quando fazemos algum tipo de alteração no sistema para ganhar mais velocidade, mesmo que o sistema chegue ao resultado esperado após as alterações, é muito provável que mais tardar o mesmo venha apresentar o mesmo ou outros tipo de problema.

Um desses erros está aparecendo agora para você, o “erro de memória virtual insuficiente”. Esta memória virtual não se trata da memória RAM, e sim de um armazenamento em cache que fica alocado no disco rígido, este cache é necessário para salvar pequenos arquivos com informações do sistema e de aplicativos. Ao ligar ou desligar o computador, abrir um aplicativo ou documento, esses pequenos arquivos faz com que o sistema responda mais rápido na execução de determinadas tarefas.

Caso você não tenha feito nem uma alteração recente no sistema operacional e o mesmo venha apresentar o erro de memória virtual, recomendo que confirme se as opções de virtualização de memória estão corretas.

Este tutorial é válido para todas as versões dos sistemas Windows 7,8/8.1 e 10

  1. Abra o Painel de Controle do Windows, pressione as tecla “Windows+R” e digite “control” sem aspas, tecle Enter ou clique em OK.

  2. Procure por Sistema e Segurança\Sistema ou somente Sistema, no canto superior esquerdo clique em “Configurações avançadas do sistema”.

  3. Na opção “Desempenho” clique no botão Configurações\Avançado\Alterar…, desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades” se a mesmo estiver marcada.

  4. Se a opção “Tamanho personalizado” estiver definido algum valor, marque a mesma caso esteja desmarcada e apague os valores, marque a opção “Tamanho gerenciado pelo sistema” clique em “Definir” confirme a definição na janela de aviso.

  5. Agora marque novamente a primeira opção que desmarcamos “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”, clique em OK\OK novamente na janela de aviso, confirme todas as janela, e em Reiniciar Agora.

Pronto, aqui você não precisa fazer mais nada, o ideal é que deixe o Windows escolher as próprios definições, o sistema foi desenvolvido para colher informações do usuários e transformar essas informações em facilidade e qualidade de uso.


#Compartilhe