Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

O GitHub é um tipo de rede social para programadores, que permitir que os usuários desenvolvam seus códigos e hospedado no mesmo. Outra função interessante é a possibilidade de hospedar seu website e executá-lo diretamente de dentro dele 100% free, sem a necessidade de um servidor ou de pagar um serviço de hospedagem.

Neste artigos vamos lhe ensinar a hospedar arquivos *css e *js, que possa ser executado de dentro do GitHub para o seu site como incorporação de layout.

Antes de iniciarmos é necessário que você tenha uma conta no GitHub, ao criar à conta automaticamente é criado uma organização com o nome de usuário que você escolheu.

Criar repositório

Crie um novo repositório com no seguinte exemplo “name-repository.github.io” sem aspas, a parte “name-repository” deve ser substitua pelo nome de sua preferenciar, marque a opção “Initialize this repository with a README” clique em “Create repository”. Pronto seu repositório já está criado.

Acesse as configurações do repositório em “Settings”, role a página até chegar em “GitHub Pages” e altere a opção “None” para “master branch” clique em “Save”, veja que um link vai ser gerado de acordo com nome da organização e o nome do repositório - exemplo: https://name-organization.github.io/name-repository/.

Criar arquivo / Enviar arquivo

Volte para a guia “Code” escolha entre criar um novo arquivo (Create new file) ou enviar arquivos (Upload files). Detalhe se você optar por criar um novo arquivo não esqueça de adicionar a extensão do mesmo tipo “name-file.ccs” ou “name-file.js”.

Acesse o link que foi criado para sua organização e repositório anteriormente, do tipo “https://name-organization.github.io/name-repository/”, agora acrescente o nome do arquivo seguido da extensão na frente do link como neste exemplo “https://name-organization.github.io/name-repository/name-file.css”, caso você cria uma pastas para colocar o arquivo dentro da mesma o link já vai ficar assim “https://name-organization.github.io/name-repository/name-pasta/name-file.css”. Pronto seu arquivo já está disponível e acessível para você lincar no seu site.

Você pode hospedar quantos arquivos quiser, modificá-los sem perder o link original desde que você não renomeie o arquivos e ou a pasta. Você também pode usar a aplicativos do GitHub para sincronizar e gerenciar os arquivos diretamente de seu computador.


#Compartilhe