Ter um segundo computador para fazer testes é muito importante, evita que você comprometa o sistema operacional e os arquivos do computador principal, porém nem todos têm dois computadores, mas é possível ter vários a partir de um.

Um software criado pela Oracle (Oracle VM VirtualBox Manager) possibilita a criação de VMs (Máquinas Virtuais), que rodam dentro do seu próprio computador, sem a necessidade de formatar o sistema operacional atual. Entretanto, para usar o VirtualBox em seu computador, o mesmo deve seguir alguns pré-requisitos: ter pelo menos 4GB de memória RAM, 500GB de HD e processador Intel ou AMD de 1.5GHz.

Detalhe: É muito importante que você tenha noções básicas de formatação; em todo caso, recomendo que veja o artigo “como formatar seu computador com Windows 10”.

Se o seu PC físico estiver dentro dos pré-requisitos, podemos iniciar a instalação do VirtualBox. Acesse este link para fazer o download do software! Mas antes de fazer a instalação temos uma dica para você que deve ser feita durante a mesma: quando chegar na segunda janela de instalação, onde são exibidas as extensões dos tipos de conexões, clique em “VirtualBox Host-Only Networking” e desative a mesma alterando para “Entire feature will be unavailable”. Esta alteração vai evitar que ocorra erro ou conflito de conexões via rede, caso esteja dentro de uma rede corporativa.

  1. Com o VirtualBox instalado inicie o mesmo, repare que o software é bem simples e o mesmo tem poucas opções de configurações.

  2. Agora com o VirtualBox aberto iremos criar e configurar a nova VM. Clique em “New” (Novo), escolha um nome para a VM de sua preferência, em nosso caso iremos colocar “Windows 7” e usar o tipo “Microsoft WIndows”, versão “Windows 7 (64-bit)”.

  3. Clique em “Next”, veja que agora o software lhe sugeriu uma quantidade de memória mínima para executar o tipo de plataforma selecionada, caso também esteja instalado o Windows 7, recomendo que aumente para 1024MB a quantia de memória RAM.

  4. Novamente clique em “Next”, em “Create” e na próxima tela novamente em “Next”, “Next”.

  5. Agora em “File location and size”, escolha o tamanho do HD que você deseja usar na VM. Recomendo deixar como padrão, caso use para fazer testes simples e criação de poucos arquivos. Mas se você costuma fazer testes com arquivos grandes, neste caso recomendo que aumente o tamanho do mesmo.

  6. Clique em “Create”, veja que agora você voltou para a janela inicial do VirtualBox. Ao clicar sobre a VM do lado direito serão exibidas informações de configurações, clique com o botão direito do mouse em uma das áreas das informações e habilite todas as funções que estiverem desativadas.

Até aqui tudo certo, nossa VM já está criada e configurada, porém ela ainda não vai funcionar, pois agora iremos instalar o sistema operacional. Como foi criada a VM para atender os requisitos do Windows 7, novamente será instalado o mesmo. Para isso será preciso um DVD ou ISO original do sistema, independente da plataforma escolhida!

As VMs são verdadeiras quebra-galhos; com elas podemos fazer todos os tipos de testes, desde a instalação de software complexos, baixar arquivos de natureza desconhecida, até fazer teste com vírus. Por hoje é só, até a próxima.

Informe um elogio, reclamação, erro ou denúcia!

#Tags: windows dicas tutorial misc

#compartilhe

Ediano Silva Santos

Fundador do Inside Block; Administrador Geral; Desenvolvedor Web e Criador de Conteúdos.

Apaixonado por tecnologia; Criador dos projetos multicamada.com, insideblock.com e desenvolvedor de Front-End.

Luciana Fabiano

Bacharel em Gestão Ambiental; Técnica em Informática para Internet.

Como integrante da equipe do Inside Block defende um espaço digital com o objetivo de promover a inclusão social digital.